São necessárias campanhas frequentes para incentivar as adoções em todo o Brasil e os órgãos do Poder Judiciário em muitos Estados e Comarcas desenvolvem trabalhos nesse sentido, incluindo campanhas de esclarecimento e incentivo a prática da adoção visando diminuir a permanência de crianças e adolescentes em instituições para que possam usufruir do direito a integrar um lar, ainda que substitutivo do lar original, pois é de amor e atenção que necessitam, como todas as demais. A notícia abaixo refere-se a campanha da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal.
Projeto da Vara da Infância e da Juventude incentiva adoção no DF
A Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) lançou o projeto intitulado Em busca de um lar, que promove a adoção de cerca de 130 crianças e adolescentes cujos perfis não se enquadram nas preferências apresentadas pelas 543 famílias habilitadas na Justiça.
Instruído pela Portaria VIJ 11/2018, o projeto consiste na “busca ativa” de pretendentes que possam acolher esses jovens em condições legais de adoção, tentando garantir o direito de integração a uma nova família, quando esgotadas as possibilidade de retorno ao ambiente familiar de origem.
Segundo a VIJ-DF, problemas de saúde, idade e o fato de fazerem parte de grupos de irmãos são os principais pontos indicados como empecilhos para a adoção nesses casos.
Para contornar tais dificuldades, a VIJ iniciou a divulgação, nas mídias sociais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), de uma série de vídeos que retratam a realidade desses jovens que estão Em busca de um lar.
“O tempo da criança é diferente do tempo do adulto, e isso deve ser respeitado para que não haja prejuízo à sua formação e ao desenvolvimento”, lembrou o juiz titular da VIJ-DF, Renato Scussel, ao comentar a importância da mobilização para encontrar uma família em tempo hábil, visto que é direito das crianças e dos adolescentes a convivência no meio familiar e na comunidade.
Para saber mais sobre o projeto e sobre o processo de adoção acesse o site do TJDF.
06/05/2019 10:38